Skip to content

Início » Artigos » Fisioterapia » Hérnia de disco tem cura?

Hérnia de disco tem cura?

Hérnia de disco tem cura? Essa é uma pergunta que ouço frequentemente e resolvi esclarecer isso através desse artigo.

Hérnia de disco

Dor Lombar

Nossa coluna, basicamente é dividida em região cervical, torácica e lombar. Cada uma dessas regiões possui um número específico de vértebras e entre elas encontramos os discos intervertebrais que são estruturas constituídas por tecido cartilaginoso e elástico e têm como função evitar o atrito entre uma vértebra e outra, amortecendo quaisquer impactos que possam incidir sobre a coluna.

Se os discos estiverem saudáveis, eles permitem os movimentos da coluna em diferentes eixos de rotação. Entretanto, em decorrência do envelhecimento, da realização de movimentos repetitivos ao longo do tempo ou mesmo de traumas, o disco intervertebral tende a sofrer, naturalmente, um desgaste cada vez mais intenso, podendo resultar na formação de hérnias de disco.

Hérnia de Disco – Estágios

Até chegar ao estágio de hérnia, esse disco que está em sofrimento pode passar por algumas fases. A primeira fase é o abaulamento discal que é quando o disco começa a apresentar fissuras em suas fibras, levando a uma forma de arco.

A segunda fase é a protusão discal que é um abaulamento maior, podendo atingir até mesmo os nervos, medula e canal medular.

A terceira fase é a hérnia de disco, quando ocorre a extrusão do disco intervertebral, levando à compressão das raízes nervosas.

Existe ainda uma quarta fase que é o sequestro ou fragmento, isso ocorre quando uma parte do disco que se encontrava extruso se separa, comprometendo ainda mais as estruturas nervosas. Por se tratar de um estágio mais avançado da hérnia de disco, os sintomas são bem mais severos. As dores afetam a região comprometida da coluna ou ainda um membro relacionado aos nervos afetados. Outros sintomas ainda incluem formigamentos intensos e também a redução significativa do tônus muscular associado ao local da hérnia de disco extrusa.

Hérnia de disco protusa extrusa sequestrada RPG Souchard Biocentro Curitiba

Hérnia de disco tem cura?

A resposta curta é: Sim, hérnia de disco tem cura! O primeiro passo para prevenir a hérnia de disco é cuidar da postura no dia a dia, adotando medidas básicas de posicionamento do corpo. Quando a hérnia já existe, dependendo do grau, são indicados vários tipos de tratamentos, muitos deles cirúrgicos. Mas, diferentemente desses métodos invasivos, a RPG Souchard trabalha posturas terapêuticas para alongar as cadeias musculares, descomprimir os espaços intervertebrais e reabitar o disco no seu local de origem, cessando os sintomas e tratando a causa do problema. É um método de tratamento seguro e eficiente, que melhora a amplitude dos movimentos e qualidade de vida dos pacientes.

Se você está apresentando algum dos sintomas, procure imediatamente um profissional especializado, e agende uma consulta de avaliação, para identificar o seu caso e em que estágio está. Se você já precisa realizar seu tratamento, pode agendar um horário em nosso espaço terapêutico. Estamos ao seu dispor.


Gostou deste artigo sobre a hérnia de disco? Compartilhe o link com outras pessoas que também possam se beneciciar com esse conhecimento. Tem alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências? Fique a vontade para usar o espaço de comentários abaixo.

Sobre Dra. Cecilia Voloschen - Fisioterapeuta

(Crefito 157927-F) – Membra da Sociedade Brasileira de RPG, possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil, especialização em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino - Ibrate. Proprietária e responsável técnica do Centro de RPG Cecilia Voloschen, tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Traumato Ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, postura, RPG Souchard, distúrbios da ATM, kinesiotaping e acupuntura.

Deixe um Comentário





Scroll To Top