Centro de excelência médica em Curitiba, PR

Início » Artigos » Fisioterapia » Lombalgia (dor nas costas): Tratamento como a RPG Souchard

Lombalgia (dor nas costas): Tratamento como a RPG Souchard

Lombalgia tem tratamento com RPG Souchard - Biocentro Curitiba

A dor nas costas ou Lombalgia é um incômodo presente no cotidiano de milhões de pessoas, e uma das suas principais causas é a postura inadequada e os hábitos sedentários, entre vários outros. A boa notícia é que há tratamento com RPG Souchard.

Os riscos de uma postura inadequada

Lombalgia tem tratamento com RPG SouchardSe você tem uma postura inadequada diariamente, seja no seu trabalho ou escola, durante suas atividades do dia a dia, quando dirige ou até mesmo enquanto dorme, certamente está colocando sua coluna em risco.

Dentre as principais funções inerentes à coluna vertebral, podemos mencionar o suporte do peso do corpo; a proteção da medula espinhal e dos nervos espinhais; a promoção de maior flexibilidade ao corpo e também o papel fundamental na locomoção e na postura. Os hábitos incorretos de postura podem contribuir para o surgimento de desvios anormais na coluna: acentuando as curvas (normais) já existentes, gerando a hiperlordose ou a hipercifose, por exemplo ou tornando as curvaturas pouco evidenciadas, neste caso a coluna é reta.

Os desvios posturais, por sua vez, podem levar ao uso incorreto de outras articulações, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Isso ocorre porque diante do desequilíbrio postural o corpo buscará, naturalmente, compensações a fim de manter o indivíduo em equilíbrio (o que, normalmente, também pode causar enrijecimento e encurtamento dos músculos). Além disso, os desvios posturais poderão acarretar, com o passar do tempo, pressão entre as vértebras, gerando a famosa lombalgia.

Hábitos  sedentários também prejudicam a sua coluna

A ausência de uma prática regular de atividades físicas poderá gerar, em algum momento da vida do indivíduo, grandes malefícios à saúde e a coluna vertebral não está isenta. Exercícios físicos ajudam a desenvolver a musculatura de sustentação da coluna, tornando-a mais resistente e prevenindo, consequentemente, os riscos de doenças. Mas lembre-se: no caso de pessoas que já sofrem com problemas de lombalgia é fundamental que os exercícios sejam realizados com a supervisão de profissionais de fisioterapia ou de educação física.

Prevenção e tratamento da Lombalgia

O importante é jamais forçar demais, apenas, uma parte do corpo, os ossos têm que suportar pesos iguais. Quando você senta, por exemplo, nunca deve apoiar o peso somente em uma perna, deixando a outra solta. É fundamental o aprendizado do não desperdício de energia durante a execução de movimentos (durante a realização de algum exercício físico inclusive) ou em posição estática, distribuindo o peso do corpo de forma equilibrada.

A adoção de um estilo de vida mais saudável com dieta balanceada e evitando hábitos nocivos como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, etc. podem reduzir as chances de surgimento de uma lombalgia. Lembrando ainda que as dores nas costas podem evidenciar a presença de problemas mais graves como a própria hérnia de disco. Daí a importância de seguir as recomendações de prevenção.

O tratamento com a RPG Souchard não se baseia no uso de medicamentos. O método propicia um alongamento global do corpo, contribuindo para o aumento da flexibilidade e, consequentemente, a amplitude de movimento articular. Além de se tratar de um dos métodos mais eficazes para o controle postural e alterações decorrentes da má postura.

A prática de uma reeducação postural propicia a percepção das conexões entre mente e físico. A RPG Souchard age conscientizando, posturalmente, seu corpo no espaço e prevenindo o aparecimento de lesões, estresse e também melhorando a imagem de si e a percepção dos outros. Tomar consciência dos movimentos que o corpo executa traz a capacidade de realizá-los de maneira mais adequada, sem desperdícios de energia.

Fonte: www.rpgsouchard.com.br

Dra. Cecilia Voloschen - Fisioterapeuta

(Crefito 157927-F) – Membra da Sociedade Brasileira de RPG, possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – Unibrasil, especialização em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino – Ibrate. Proprietária e responsável técnica do Centro de RPG Cecilia Voloschen, tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Traumato Ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, postura, RPG Souchard, distúrbios da ATM, kinesiotaping e acupuntura.

Comente sobre este artigo