Skip to content

Início » Artigos » Saúde do Homem » Novembro Azul + Movember: Mais do que apenas um mês para o homem pensar sobre e sua saúde

Novembro Azul + Movember: Mais do que apenas um mês para o homem pensar sobre e sua saúde

Novembro Azul - Movember no Brasil

Novembro Azul, ou Movember, é uma campanha de conscientização da saúde masculina apoiada por diversas entidades durante o mês de novembro. A campanha é dirigida à toda a sociedade e tem ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas já se expandiu para uma conscientização geral a respeito de doenças masculinas.

Novembro Azul no Brasil

Novembro Azul no Brasil e no mundo adotam a cor e o bigode para alertar sobre a saúde do homem

Novembro Azul / Movember no Brasil

novembro-azul-movember-biocentroEste movimento de conscientização masculina surgiu na Austrália em para aproveitar as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado anualmente em 17 de novembro.

O símbolo oficial do movimento é um bigode estilo Mario Bros e seu nome é uma referência ao Mo, abreviação de “moustache” (bigode) junto ao mês da campanha “november (novembro).

Em vários países este movimento já deixou de ser uma campanha sazonal para se tornar um estilo de vida permanente, onde os homens se reúnem regularmente e deixam o bigode crescer. Durante as reuniões os participantes falam sobre o câncer de próstata e outras doenças como o câncer nos testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem e outros assuntos.

No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou em 2010 uma campanha nacional e chamou de Novembro Azul para acompanhar o sucesso de outro movimento voltado para as mulheres, o Outubro Rosa, que já existe desde 1997. A iniciativa vem ganhando força desde então e atualmente reforça o conceito de ajudar os homens durante todo o ano como um “movimento permanente pela saúde integral do homem, de novembro a Novembro Azul“.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas. (Wikipedia)

MovemberSaiba mais e participe

Se você quiser se engajar nesta campanha e apoiar a conscientizações de outros homens pela eliminação do preconceito em favor de sua saúde, pode usar estas e outras formas de ajudar:

  • Torne-se um “Mo Bro” (irmão-de-bigode) – Deixe seu bigode crescer de 1 a 31 de novembro e aproveite a novidade para puxar assunto com seus amigos e contar sobre sua motivação e então desafie os outros a fazer o mesmo.
  • Baixe e use os materiais da campanha para divulgar a idéia em sua cidade.
  • Compartilhe a idéia em suas redes sociais e use as hashtags #Movember #MenosPreconceito #MaisVida #DeNovembroANovembroAzul #NovembroAzul
  • Faça uma doação financeira para uma das duas campanhas: mundial ou nacional.

Acompanhe as novidades nos canais oficiais

» movember.com
» facebook.com/movemberbrazil/

» Novembro Azul
» facebook.com/NovembroAzulBrasil


Está em Curitiba? Cuide da sua saúde no Biocentro. Conheça nossas Especialidades e Profissionais


Gostou deste artigo? Comente e compartilhe com seus amigos e familiares. Acompanhe nossas publicações e não perca nenhuma novidade assinando nosso informativo. Continue lendo os artigos relacionados abaixo, acredito que você encontrará muitas coisas interessantes para sua saúde.


Deixe um Comentário





Scroll To Top