Skip to content

Início » Artigos » Saúde da Mulher » Outubro Rosa – Um mês para lembrar da saúde feminina o ano todo

Outubro Rosa – Um mês para lembrar da saúde feminina o ano todo

Outubro Rosa

Outubro Rosa é mais que apenas um mês no ano para a mulher pensar em sua saúde, é uma campanha de saúde integral da mulher e o resgate da saúde feminina através de ações durante todo o ano e que culminam com a adesão de inúmeras entidades, pessoas, empresas e celebridades para divulgar este tema no mês de outubro de cada ano.

Outubro Rosa: O mês internacional da saúde da mulher

Outubro Rosa na marinha EUA

Marinha dos EUA divulgando o Outubro Rosa

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, assim com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A popularidade se tornou uma grande onda de adeptos em todo o mundo e no Brasil não poderia ser diferente. O primeiro monumento a ser iluminado no Brasil com a cor do Outubro Rosa foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo.

No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele.

Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) comprovaram que em 2014 aconteceram mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil.

O Outubro Rosa foi idealizado por um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Fita característica do apoio ao Outubro RosaMas, a cor ou o nome do movimento não significa nada em relação a quantidade de mulheres, que a partir dessa iniciativa passaram a se cuidar mais, perante a saúde feminina.

Foram inúmeros casos descobertos precocemente de câncer de mama, ovário e útero dentre tantas outras enfermidades que é causada pelo câncer.

O cuidado com que a campanha trata as mulheres são dignas de uma verdadeira homenagem como ter um mês dedicada a elas. Pois são respeitadas e tratadas com o maior carinho e respeito em relação aos seus principais órgãos.

Portanto, é válido lembrar que todo o mês de Outubro é promovido no Brasil inteiro pelo Ministério da Saúde, que já consta no calendário brasileiro.

Benefícios da campanha para as mulheres

Além de tratar a mulher como um ser realmente importante para a humanidade, ela é respeitada e referência para diversos tratamentos femininos.

Isso ocorre pelo respeito dado a mulher nesse mês. Embora seja apenas um mês existem cidades que prolongam esses períodos para aquelas que não tem tempo, que é a grande maioria, para utilizar as oportunidades que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece gratuitamente para todas no Outubro Rosa.

Vale lembrar também, que a conscientização é responsável por alertar todos da família seja pai, filho, irmão, tio ou o marido. Não apenas nesse mês dedicado a ela, mas no ano inteiro principalmente aquelas que já passaram dos 35 anos.

Então, lembre-se a melhor cura é prevenir e fazer exames periódicos ao longo do ano, sem esperar que a doença tome conta do órgão, pois depois não adianta correr.

O tempo só é dado para aqueles que sabem aproveitar. Aproveite, fique bem e faça parte do grupo de pessoas que são conscientes e têm como prioridade a saúde em primeiro lugar.

Outubro RosaComo participar do Outubro Rosa

Veja algumas ações práticas para participar o ano todo da ação Outubro Rosa:

  • Vá ao posto médico mais próximo e pegue o encaminhamento para fazer os exames, como mamografia e papa nicolau;
  • Procure participar das palestras referente aos assuntos direcionados à saúde da mulher;
  • Faça o controle de seus hormônios;
  • Realize todos os seus exames e leve até o médico competente.

Toda essa programação é realizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) gratuitamente. Participe.


Continue lendo mais sobre Saúde da Mulher e conheça também todas as especialidades disponíveis no Biocentro para cuidar da sua saúde.


Deixe um Comentário





Scroll To Top