Centro de excelência médica em Curitiba, PR

Início » Artigos » Fisioterapia » 7 dicas práticas para evitar LER e DORT

7 dicas práticas para evitar LER e DORT

RPG Souchard e LET DORT Biocentro

As pessoas que realizam serviços repetitivos ou que exigem sua permanência em posições incorretas e prolongadas são as principais vítimas de doenças como tendinite, bursite, tenossinovite, dedo em gatilho, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dentre outras que chamamos de LER e DORT (Lesões por Esforço Repetitivo / Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).

Atividades pesadas ou agressivas provocados pelo ambiente de trabalho ou durante as tarefas cotidianas podem implicar no uso de muita força, uma postura inadequada ou até mesmo o estresse, podem trazer dor e inflamação, e inclusive alterar a capacidade funcional da região comprometida pela lesão ou distúrbio.

Os profissionais que trabalham com digitação no teclado do computador por longas horas são fortes candidatos às lesões no punho. A tendinite (inflamação ou irritação num tendão) e a tenossinovite (tendinite acompanhada de inflamação na bainha que envolve e protege os tendões) são exemplos de quadros comuns a estes indivíduos. Nesse caso, o trabalho repetitivo poderá contribuir para o surgimento de pequenos traumatismos, gerando a inflamação e, consequentemente, o desenvolvimento da doença.

Quais sintomas podem indicar o surgimento de LER ou DORT?

Em geral, as regiões mais comprometidas pelas lesões são os cotovelos, os punhos, o pescoço e a coluna lombar. Dentre os principais sintomas, podemos destacar:

  • RPG Souchard e LET DORT BiocentroO aparecimento de dores intensas que também podem irradiar para toda a musculatura ao redor da região afetada;
  • Inchaço e rigidez no local;
  • Dificuldades para movimentar o membro afetado;
  • Redução de força, fadiga e sensação de peso;
  • Alteração da sensibilidade;
  • Vermelhidão no local.
  • Espasmos;

Como evitar LER e DORT

A melhor forma de prevenir quadros de LER/DORT é cuidar da ergonomia no ambiente de trabalho. Veja estas 7 dicas práticas para evitar o desenvolvimento de LET ou DORT:

  1. Organize bem seus materiais e equipamentos de trabalho (máquinas, objetos e móveis)
  2. Aprenda mais sobre a maneira correta de executar suas atividades
  3. Observe uma postura correta ao realizar seu trabalho
  4. Evite o excesso de carga horária.
  5. Faça pausas regulares em atividades repetitivas.
    Ex: 1h de trabalho = 50 minutos de digitação + 10 minutos de pausa
  6. Pratique exercícios laborais frequentes para compensar o esforço dos membros estressados
  7. Quando tiver dúvidas de como proceder procure a orientação de um Fisioterapeuta.

Note que esses cuidados devem ser tomados em qualquer ambiente e durante todas as atividades do seu dia a dia.

Existe tratamento para LER e DORT?

Um ambiente de trabalho inadequado é o maior causador destas patologias. Um mobiliário não adaptado, a repetição das atividades, uma má divisão das tarefas, a cobrança por produtividade, a pressão por resultados e a sobrecarga física são apenas alguns dos fatores que levam o profissional a desenvolver quadros de LER e/ou DORT.

A RPG Souchard é um método que tem se mostrado eficaz tanto na prevenção – a fim de fortalecer a musculatura estática (responsável pela postura) e evitar o surgimento das lesões – quanto no tratamento terapêutico de pacientes com quadros de LER e DORT.

Além da orientação dos pacientes para adotar cuidados posturais durante as atividades do dia a dia no trabalho ou em casa, a RPG Souchard proporciona o alívio de tensões e estresse, a distensão muscular, a melhora da mobilidade articular, o alinhamento das estruturas músculo-esqueléticas e o aumento da consciência corporal, dentre outros benefícios.

Fonte: RPG Souchard

Dra. Cecilia Voloschen - Fisioterapeuta

(Crefito 157927-F) – Membra da Sociedade Brasileira de RPG, possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – Unibrasil, especialização em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino – Ibrate. Proprietária e responsável técnica do Centro de RPG Cecilia Voloschen, tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Traumato Ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, postura, RPG Souchard, distúrbios da ATM, kinesiotaping e acupuntura.


Comente sobre este artigo