Como podemos ser melhores

Como podemos ser melhores

Você já se fez essa pergunta: como posso ser uma pessoa melhor? Ela é muito comum, e pode tar certeza que a maioria de nós está em busca desta resposta. Se esse assunto te interessa, continue lendo e descubra mais sobre como podemos ser melhores.

Como podemos ser melhores?

Diariamente nos deparamos com as mais diversas situações seja em casa, no trabalho, como os amigos, com o(a) nosso(a) companheiro(a). Em muitas delas acabamos fazendo a leitura equivocada do que realmente esta ocorrendo, pois criamos fantasias a respeito dos fatos baseados em nossas crenças do passado. A partir desse momento não estamos mais no Real e sim na Fantasia. Mesmo o imaginário se confundindo com o real , continuamos a sentir as emoções como raiva, medo, ansiedade , tristeza, etc. e acreditamos que elas são reais.

Isto é parecido com a criança que acredita no bicho-papão dentro do guarda-roupa, o vê e sente medo. Esse medo que parece ser real nada mais é que uma ilusão pois é um medo imaginário. Assim muitas pessoas desenvolvem as crises de pânico , criadas a partir de uma fantasia que parece ser real . Os sintomas são verdadeiros, mas a situação advém de algo imaginário.

Não há nada de errado em fantasiar, sonhar é saudável. Isso nos move, nos impulsiona para a vida. Porem quando a fantasia perde seu contato com o chão é aí que começa a confusão.

Podemos usar aqui a metáfora de que mais alta é uma arvore quanto é a sua raiz. Assim somo também, quanto mais firmes, mais fincados no chão, mais alto podemos ir sem nos perder na fantasia.

E o nosso chão é o nosso EGO, enquanto identidade, essência. Quanto mais sei quem sou, mais alto posso voar.

Por não sabermos quem somos (qual nossa identidade, nosso papel, nossa missão, nossa essência), nos perdemos . Acabamos sabendo muito sobre o fazemos e muito pouco sobre quem somos.

O eu e o meio

A estrutura em quem vivemos seja social, educacional, religiosa, nos convida a olhar pra fora, a nos procurarmos fora da gente. Aprendemos que a, riqueza, a beleza, a cura, a salvação e a valorização estão fora, no exterior e não no interior, dentro da gente. Nosso ponto de referencia passa a ser fora e se concentra na riqueza externa, na beleza externa, na cura externa, na salvação externa, na valorização externa. E assim construímos um EGO voltado para o EXTERNO.

Como podemos ser melhoresEsse ego vai se fixando nas coisas externas, como os títulos, as conquistas, naquilo que o qualifica. Nossa referencia passa a ser os nosso títulos, nossas conquistas, nosso corpo físico, nossas coisas. Um ego assim torna-se muito vulnerável, frágil, infantil, querendo sempre o que esta fora para se sentir vivo. Assim sendo o ego não amadurece não se torna adulto, não dá frutos produtivos. Permanece como uma criança carente sem amor, sem recursos internos, sem proteção. Vive assombrado (na sombra) necessitando de uma fonte de luz externa, não emana luz, vive para ser reflexo da luz dos outros. Assim, muitos de nós deixamos a existência sem ter amadurecido, sem ter deixado frutos com qualidade.

No entanto se olharmos para o que e quem somos, nossa essência, nossa raiz, passamos a olhar para o interior, para aquilo que Jesus se referiu ao Reino de Deus. Construímos um Ego firme, forte, nossa referencia passa a ser o nosso INTERIOR e projetamos nossa qualidade para o EXTERIOR. Assim de fato podemos crescer e verdadeiramente sermos adultos e gerar frutos de qualidade. Tudo o que adquirimos fora vem somar com o que já somos dentro. As coisas, as posses, os títulos as conquistas não mais nos preenchem, porque o interior não esta vazio e sim repleto de mim mesmo e então… Tudo o mais vos será acrescentado.

Com essa estrutura de ego posso voar mais alto e me realizar (tornar-me real e não uma fantasia de mim mesmo). Um ego assim é forte como o carvalho, está incrustado na rocha e nenhuma tribulação o destruirá. Um ego assim emana luz própria e quanto mais luz irradia mais recebe e não se esgota porque o dar e o receber são os dois lados da mesma moeda.


Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentário abaixo e compatilhe o link em seus grupos e redes sociais.

Se tiver alguma necessidade específica, conheça nossos profissionais e especialidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *