Quando Nasce o Sujeito? Psicanálise Curitiba - Biocentro

Muito antes do parto um sujeito já estava incluído nas palavras, nos planos, nos projetos, nos desejos dos pais e também nas suas angústias.

Nascemos simbolicamente muito antes do parto, nascemos no desejo dos pais, no relacionamento dos pais. Cada sistema familiar é diferente e cada sujeito que nasce nesse sistema virá em tempo diferente, com questões diferentes. Assim, cada um de nós será muito diferente dos outros. Em que momento cada um de nós nasceu? Por quê será que naquele tempo resolveram ter um filho? Essa pergunta é muito importante para cada um de nós: para que será que vim ao mundo? Sabe onde está a resposta?

Falemos um pouco do inconsciente. Sabia que existe em você um outro espaço, uma outra cena, um outro lugar subjetivo que comanda suas escolhas, suas ações, suas condutas, seus pensamentos? Chamamos inconsciente este outro lugar, este outro espaço. Você já teve a experiência de marcar um compromisso importante e simplesmente esquecer? Pois é. Quem esqueceu? Você ou esse outro, inconsciente, já que para você aquele compromisso era importante? Já sentiu alguma manifestação no corpo (uma dor, uma sensação, um calafrio, uma palpitação, uma coceira, uma excitação, uma tontura…) e não entendeu muito bem o que se passava? Algum sonho já te perturbou de maneira especial? Já trocou uma palavra por outra cujo significado é discordante com aquilo que você realmente quis dizer? Já se sentiu angustiado sem saber a causa? O inconsciente produz manifestações em nós.

É no nosso inconsciente e no de nossos pais que encontraremos algumas respostas acerca de quem somos, das escolhas, dos nossos sofrimentos.


Sobre Dr. Célio Pinheiro – Psicanalista

Célio Pinheiro é Psicanalista e Antropólogo. Experiência clínica em consultório psicanalítico. Trabalhos com Grupos e equipes profissionais. Atuação nas seguintes áreas temáticas: Psicanálise, Antropologia da saúde, Saúde Coletiva, Saúde Mental, estudos sobre adoecimento psíquico. Trabalhos preventivos e de combate à depressão, melancolia, suicídio e respectivos projetos de prevenção. Ministra cursos de formação em Psicanálise e cursos de extensão em Universidades. Participa de Projetos de Saúde Preventiva e Saúde Mental. Coordenador do projeto Cinema e Psicanálise.

Deixe um Comentário