Centro de excelência médica em Curitiba, PR

Início » Artigos » Psicanálise

Psicanálise

Angústia e Sofrimento

“O sofrimento nos ameaça a partir de três direções: de nosso próprio corpo condenado à decadência e à dissolução, e que nem mesmo pode dispensar o sofrimento e a ansiedade como sinais de advertência; do mundo externo, que pode voltar-se contra nós com forças de destruição esmagadoras e impiedosas; e, finalmente, de nossos relacionamentos com…

Continue lendo →

A angústia

A Angústia - Psicanálise - Biocentro

Existem questões importantes que fazem parte do campo da sexualidade e que passam despercebidas. A angústia é um afeto. Não se trata somente de emoção ou sentimento. É afeto no sentido de alguém ser afetado por alguma coisa. Mas não é um afeto qualquer. É um afeto central aquele em torno do qual tudo se…

Continue lendo →

Relação com a morte

Vamos abordar uma questão muito importante que trata das relações entre a sexualidade e a morte. É um assunto muito complexo e extenso. Existem duas questões centrais a movimentar os seres humanos e que não se conseguem responder. São elas: de onde vim? E, para onde vou? Parecem questões simples mas são causadoras de grande…

Continue lendo →

Um corpo sexual (zonas erógenas)

Um corpo sexual - Psicanalise em Curitiba - Biocentro

O corpo precisa ser marcado para que funcione. Desde o nascimento um bebê já começa a ser estimulado corporalmente. Essas marcas (carinhos, beijos, toques, afagos, higiene) vão construindo uma memória, um registro a partir das sensações que o corpo experimentou. Cada parte do corpo estimulada será uma zona erógena. Não precisa se assustar com a…

Continue lendo →

O que é Desejo

O que é o desejo -Psicanálise - Biocentro

Vamos tratar de um conceito muito importante, o Desejo. Não se trata de vontade, de querer, de anseio. O Desejo é formado pelas palavras com as quais um sujeito é constituído mesmo antes de seu nascimento. Assim, quando um casal resolve ter um filho, o Desejo é esta comunicação que se estabelece entre eles, pois,…

Continue lendo →

Quando nasce um sujeito?

Quando Nasce o Sujeito? Psicanálise Curitiba - Biocentro

Muito antes do parto um sujeito já estava incluído nas palavras, nos planos, nos projetos, nos desejos dos pais e também nas suas angústias. Nascemos simbolicamente muito antes do parto, nascemos no desejo dos pais, no relacionamento dos pais. Cada sistema familiar é diferente e cada sujeito que nasce nesse sistema virá em tempo diferente,…

Continue lendo →